GBIC vs SFP vs SFP + vs XFP, qual a diferença?

GBIC vs SFP vs SFP + vs XFP, qual a diferença?

GBIC, SFP, SFP + e XFP são todos termos para um tipo de óptica transceptora que se conecta a uma porta especial em um switch, roteador ou outros dispositivos de rede para converter a porta em uma interface de cobre ou fibra.

 O comumente usado SFP, SFP + e XFP são todos com conector LC. SFP e SFP + com uma pinagem idêntica que é diferente com a ótica XFP . Tanto o SFP + quanto o XFP com DDM funcionam como padrão, enquanto o SFP suporta parcialmente a função DDM .

             
SFP VS SFP + (SFP Plus)

O que é o Transceptor SFP?

O Transceptor SFP refere-se à óptica conectável de fator de forma pequeno. É um transceptor compacto e de troca a quente usado em redes de comunicação de dados e telecomunicações. O transceptor SFP é especificado pelo Acordo Multisource (MSA), que foi desenvolvido e seguido por diferentes fabricantes de transceptores ópticos. Os transceptores SFP possuem uma ampla gama de interfaces destacáveis ​​para fibra ótica multimodo ou monomodo, que permite aos usuários selecionar o transceptor apropriado de acordo com a faixa óptica necessária para a rede. O SFP faz interface entre dispositivos de comunicação, como switches, roteadores e cabos de fibra ótica, e realiza conversões entre sinais ópticos e elétricos. O transceptor SFP suporta padrões de comunicação incluindo rede ótica síncrona (SONET) / hierarquia digital síncrona (SDH), ethernet rápido e gigabit,

Curso PROJETE SUA REDE ÓTICA 

O Transceptor SFP também é chamado de mini-GBIC porque é uma versão atualizada do módulo GBIC (Gigabit Interface Converter), mas com dimensões menores, em outras palavras, é um transceptor do tipo moderno.

SFP MSA

SFP MSA (acordo de várias fontes) O INF-8074 foi desenvolvido por muitos fornecedores de componentes e equipamentos de rede, incluindo Finisar, Tyco Electronics, IBM, Infineon Technologies, etc. A MSA define a interface mecânica como Dimensões do Pacote, Layout da Placa Host, Interface Elétrica como como definições de Pin e definição do módulo Interface e descrição do campo de dados. Os documentos definem estritamente características suficientes de uma ótica SFP para que diferentes fabricantes de equipamentos e fabricantes de transceptores possam implementar portas em seus dispositivos com a função adequada.

Além disso, o SFF-8472 também define um mapa de memória aprimorado com uma interface de monitoramento de diagnóstico digital (DDM ou DOM) para transceptores ópticos que permite acesso pseudo em tempo real aos parâmetros operacionais do dispositivo. A interface é uma extensão da interface de ID serial definida na especificação GBIC, bem como no SFP MSA.

Curso INSTALADOR PROFISSIONAL

Tipos de transceptor SFP

Classificado por Aplicações: SFP SONET / SDH, FE / GE SFP, SFP Fibre Channel, CPRI / LTE SFP, SFP de Vídeo, CWDM SFP, DWDM SFP 
Classificados por Taxa de Dados: 155Mb, 622Mb, 1.25Gb, 2.125Gb, 2.5Gb, 2.97 Gb, 3.07Gb, 4.25Gb, 6Gb 
Classificados por Distância: SX geralmente menos de 2km, LX 10-20km, EX – 1310nm ou 1550nm para distâncias de 40km, ZX – 1550nm para distâncias de 80km, EZX – 1550nm para distâncias de 120 a 160 km

O que é o transceptor SFP +?

Definição de SFP +

O SFP + é um transceptor óptico de múltiplas taxas, de próxima geração, hot-pluggable, de pequena dimensão, de série para série, que é comumente usado em comunicações de dados de 8 GbE a 11 GbE e rede de área de armazenamento (SAN). É uma variante do transceptor óptico SFP convencional com interface de aprimoramento definida no SFF-8074i, SFP + com um tamanho similar de SFP e compatível com SFF-8472 (interface de diagnóstico digital para transceptores ópticos) que dá ao usuário final a capacidade de monitorar Parâmetros de tempo do SFP, como potência de saída óptica, potência de entrada óptica, temperatura, corrente de polarização do laser e tensão de alimentação do transceptor. O módulo SFP + é uma variante do transceptor óptico SFP.

O fator de forma do módulo SFP + é cerca de 30% menor, consome menos energia, requer menos componentes e é mais barato que o formato XFP de 10 Gigabit, que já era menor e usava menos energia que o XPAK. , XENPAK e X2. Desde SFP + com um tamanho menor do que a antiga variante XFP óptica, que permite maior densidade de porta em equipamentos de rede.

Curso Completo Mikrotik

Tipos de SFP +

Classificado por Aplicações: SFP + CWDM, SFP + DWDM, SFP + BIDI, SFP + de fibra dupla, cabo de cobre de conexão direta SFP + (SFP + DAC), cabo óptico ativo SFP + (SFP + AOC) 
Classificado por taxa de dados: 8,5 Gb / s SFP +, 10 Gb / s SFP + , 16Gb / s SFP + 
Classificado por Distância: SR para 300m, LRM para 220m, LR para 10km ou 20km, ER para 40km, ZR para 80km ou 100km.

SFP e SFP + com uma dimensão de fator de forma semelhante, portanto, parecem iguais. 
A ótica SFP geralmente suporta 155Mb / s, 1,25Gb / sa 4,25Gb / s, enquanto a SFP + suporta taxas de dados de até 8,5Gb / se 10Gb / s. 


O SFP é para Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, 1x / 2x / 4x Fibre Channel e SDH / SONET com taxa de dados abaixo de aplicativos de 2.488Gb / s. SFP + para aplicações 10 Gigabit Ethernet, 10G SDH / SONET. 

O SFP é compatível com IEEE802.3, INF-8074 e SFF-8472, enquanto o SFP + é compatível com o protocolo IEEE 802.3ae, SFF-8431, SFF-8432.

XFP VS SFP + (SFP Plus)

O XFP é um padrão separado que também suporta velocidades de 10 Gb / s para aplicações de 10 Gigabit Ethernet, Fibre Channel de 10 Gbit / s, rede ótica síncrona (SONET) a taxas OC-192, rede óptica Síncrona STM-64, Óptica de 10 Gbit / s Rede de Transporte (OTN) OTU-2 e links ópticos paralelos.4.

 A principal diferença entre o SFP + e o padrão XFP um pouco mais antigo é que o SFP + sem o chip para recuperação de relógio e dados torna um SFP + menor do que um XFP, permitindo maior densidade de portas. No entanto, alguns fabricantes de ótica SFP + como a Optcore desenvolveram o SFP + com CDR para aplicações especiais. 

XFP é definido pelo Contrato de várias origens do XFP que é diferente com o SFP + MSA. Como a dimensão menor do SFP + do que o XFP fornece uma maior densidade de porta em switches e roteadores, hoje em dia ela se torna cada vez mais popular.

Deixe seu like!
admin