O que é melhor, rede em Bridge ou Roteada?

O que é melhor, rede em Bridge ou Roteada?

A maioria dos Provedores ISP , questionam sobre a implementação de roteamento em suas redes, porém, é necessário avaliar uma série de pontos fundamentais.

1-Infraestrutura estável e confiável;

2-Gerência e administração adequadas;

3-Saber quando ocorre algum incidente na rede;

4-Documentação ou diagramação da rede;

1-Se sua rede não possui  uma estabilidade e não gera confiança em infraestrutura, seja em meio físico de radiofrequência ou mesmo óptico, não é aconselhável implementar roteamento, mas sim,  primeiramente, corrigir esta falhas ou erros,  para adequar este item á nova fase.

2-Após a infraestrutura ser ordenada, a próxima etapa é administrar a rede com um sistema amplo e com recursos para lhe dar uma visão global, ou seja, a macro visão de seu negócio, onde, será possível  identificar pontos desde administrativos até organização técnica de recursos, equipamentos ou até tráfego da rede.

3-Em casos de ocorrências na rede, é necessário saber onde e quando houve o incidente, assim teremos um mapa analítico de paradas ou de manutenções, sejam corretivas, preventivas ou proativas.

4-O controle e conhecimento amplo de uma rede, depende de sua documentação, a ponto de um sistema ou aplicação, identificar onde está cada ativo, quantas horas aquele elemento da rede proporcionou paradas, falhas, quedas ou variações.

Diante deste 4 itens fundamentais e indicadores de que sua rede apresenta uma boa organização, então, poderemos iniciar a implementação de recursos avançados de roteamento, onde, teremos uma evolução no desempenho da rede e alternativas de rotas, de forma contingente ou até mesmo redundante.

Mas mesmo que uma rede em Bridge apresente os mesmo segmentos destes 4 itens, ainda é possível manter o perfil da rede em Bridge com qualidade e as métricas parecidas com alternativas de caminhos multi-percursos ou LACP para alguns casos, mas dependerá do conhecimento de quem projetou a rede, gerando um pouco mais de trabalho

fonte:http://www.entelco.com.br/blog/o-que-e-melhor-rede-em-bridge-ou-roteada/

Deixe seu like!
admin