Qual a função de cada fio do cabo rj45,você sabe ?

Qual a função de cada fio do cabo rj45,você sabe ?

É comum no cotidiano dos profissionais de Redes que atuam com Técnico a utilização dos tradicionais cabos metálicos de cobre de par-trançado(UTP), sendo atualmente os mais populares .

Nesse post iremos desvendar os mistérios de como funciona e para que serve os padrões que muito das vezes fazemos e nem sabemos o por que.

Dentro do cabo ethernet, existem 8 fios codificados por cores. Esses fios são torcidos em 4 pares de fios, cada par tem um tema de cor comum. 

Porque os fios são trançados ?


Os trançados são extremamente importantes. Eles estão lá para neutralizar o ruído e a interferência.

O nome par-trançado vem de um processo natural de blidagem eletromagnética que é empregadonesses cabos – o trançamento entre os pares de fios. 

Essa blindagem natural consiste na transmissão repetida da mesma informação nos dois fios de um par com polaridades invertidas. 

Ao fazê-lo, cada sinal (corrente elétrica) irá geral a sua volta seu respectivo campo magnético e ambos serão idênticos, no entanto com as polaridades invertidas – ou seja, os campos se ANULAM!

Padrões

O TIA(Orgão que padroniza) especifica dois padrões de fiação para um conector modular de 8 posições, como o RJ45.

Os dois padrões de fiação, T568A e T568B, variam apenas no arranjo dos pares coloridos. Sua escolha pode ser determinada pela necessidade de combinar a fiação, os conectores ou a preferência pessoal existentes, mas você deve manter a consistência.

Mas para que serve cada fio?

Como se vê na imagem em cima seria:

1 – Pino (TX+)  – (Transmite +)

2 Pino (TX-) – (Transmite + )

3 Pino (RX+) – (Recebe +)

6 Pino (RX-) -( Recebe -)

Nesse post foi somente para que quando lhe perguntarem se você sabe o que significa cada fio ,diga que sim e se a pessoa não entender passa o nosso link para ele AQUI

Deixe seu like!
admin