Qual a importância do DNS para a rede?

Qual a importância do DNS para a rede?

Qual a importância do DNS para a rede?

DNS

Você sabe qual a função do DNS para sua rede? E o quão importante é um DNS bem configurado dentro de sua rede interna? Saiba que, para uma melhor navegação dos usuários, um servidor DNS corretamente ajustado é inevitavelmente necessário. É o DNS que “inicia os trabalhos” para uma navegação de qualidade e com perfeição, minimizando o tempo com que o navegador espera pela tradução do nome digitado para o seu IP correspondente. Neste texto, visamos explicar a importância do DNS para a rede, buscando eximir as dúvidas referentes a este tipo de sistema.

O que é DNS?

DNS, sigla para Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio, em português), é um servidor que tem a função de relacionar os nomes canônicos dos sites com seus respectivos endereços IP. Os endereços IP são como todos os pontos da rede (computadores, servidores, roteadores, etc.) conseguem comunicar-se entre si. No entanto, um humano não conseguiria decorar os endereços IPs para acessar seus sites favoritos. Assim, usa-se nomes canônicos (“apelidos”) para cada endereço IP disponível na Internet, com a finalidade de tornar essa associação muito mais simples para um usuário final humano.

Um DNS, à grosso modo, é um arquivo que guarda todas as associações entre nomes e IPs, sendo consultado a cada vez que um usuário solicita um nome de um site no navegador, sendo substituído, internamente, pelo endereço IP correspondente ao nome do mesmo. Quando um usuário acessa um site por seu nome, como por exemplo, “www.technobox.com.br”, na verdade, ele está enviando requisições de dados para o endereço IP correspondente, 189.113.15.22.

Para se ter uma ideia, só em domínios “.br” são mais de 3 milhões de registros existentes. Por conta disso, a estrutura mundial de DNS é organizada de maneira sistemática e hierárquica, economizando registros em cada ponto, melhorando assim a praticidade e velocidade de resolução dos nomes. Assim, há uma cadeia de servidores que organizam as informações referentes ao conjunto de nomes canônicos e IPs. A estes servidores, dá-se o nome de servidor autoritativo, porque eles são a autoridade do sistema de DNS mundial.

Qual a importância de um DNS próprio para a rede interna de um provedor?

Como explicado anteriormente, o serviço de DNS faz a tradução de um nome para seu IP correspondente. Só que esta tradução de nomes é muito mais complexa do que parece. Há vários níveis de servidores de DNS espalhados pelo mundo. E os servidores DNS vão buscando as informações recursivamente nestes níveis. Até por isso, o nome deste tipo de serviço é DNS Recursivo. Quanto mais próximo de um DNS Recursivo bem configurado estiver o cliente, melhor a sensação de rapidez de princípio de conexão na navegação do mesmo. Até por isso, ter um deste tipo de servidor na rede interna de um provedor é imprescindível para os melhores resultados de toda a rede que esta empresa administra.

Com um servidor de DNS Recursivo bem configurado em sua rede, o tempo de resolução de nomes será muito mais rápido e os dados requisitados serão entregues mais rapidamente ao usuário final. A diferença em termos de percepção de rapidez de navegação é grande. Há inúmeros estudos que sustentam que atrasos no DNS tem um grau de irritabilidade muito maior ao usuário do que atrasos de largura de banda, por exemplo. Com um servidor de DNS mal configurado ou externo à rede, a navegação do usuário trará um tempo maior de “tela branca”, sem conteúdo, que é a maior causa de irritação da utilização de internet. Por conta disso, esse tipo de desconforto deve ser evitado.

Como descobrir o DNS de minha rede?

Caso não seu próprio DNS  Local (servidor dentro da sua rede) existe maneiras que descobrir qual a melhor DNS  que se aplica a sua rede .Um método usado por muitos e abrir o pronpt de comando e testa a latência para as DNS gratuita hoje disponível no mercado as mais usadas são:

Falamos desses testes no CURSO DE MIKROTIK !

Google

8.8.8.8 (primaria google)

8.8.4.4 (secundaria google)

OpenDNS

Servidor primário: 208.67.222.222

Servidor secundário: 208.67.220.220

Cloudflare

Servidor primário: 1.1.1.1

Servidor secundário: 1.0.0.1

Lembrando que são apenas exemplos de DNS gratuitas usadas baseados em pesquisas!

fonte:http://technobox.com.br/blog/2017/03/09/qual-a-importancia-do-dns-para-a-rede/

 

Deixe seu like!
admin