Qual beneficio o load balance pode trazer em minha rede?

Qual beneficio o load balance pode trazer em minha rede?

Balanceamento de carga

Chamado em português de balanceamento de cargas, load balance diz respeito ao processo de distribuição da carga de trabalho entre servidores, computadores, enlaces de redes ou outros recursos que realizam uma mesma tarefa (como dar suporte às compras em uma loja virtual ou exibir um site específico, por exemplo), otimizando desempenho, reduzindo tempo de resposta e evitando sobrecargas.

Lembre-se de que picos de acessos repentinos (como no caso de uma varejista online em dia de Black Friday) podem tirar seu site do ar, ocasionando prejuízos como os citados acima.

Como funciona o balanceamento de carga?

O conceito de distribuição de carga baseia-se na ideia de utilizar múltiplos componentes para aumentar a segurança e a confiabilidade de sistemas por meio da redundância, o que confere aplicações diversas a esse tipo de estratégia.

Um exemplo seria um portal que tenha uma audiência média baixa, mas que, de repente, veja sua quantidade de page views subir 1.500%. Provavelmente, um único servidor não dará conta dessa flutuação na demanda de acessos. Entra em cena então o load balance, por meio do qual inúmeros servidores conectados em rede dividirão entre si todas as requisições feitas.

É importante destacar que, nesse caso, há um dispositivo responsável pelo balanceamento e pela sincronização dos dados de forma automática. No final das contas, o load balance objetiva “desafogar” o servidor principal, descentralizando o tráfego e distribuindo estrategicamente os usuários de outros servidores — mudanças que melhoram significativamente o desempenho de toda a infraestrutura de TI.

Outro exemplo seria uma organização que trabalhe com diferentes links de internet, de forma transparente e de acordo com a capacidade desses links. Caso trabalhasse com 2 links distintos, a empresa poderia destinar um link para tráfego de e-mails e outro para acesso a sites.

Um dos grandes benefícios desse tipo de recurso é que, caso haja queda de um dos links, o tráfego é automaticamente desviado ao outro, evitando assim a indisponibilidade (failover).

Quais os benefícios do balanceamento de carga?

As vantagens de utilizar a técnica do balanceamento de carga são inúmeras. Algumas delas:

  • ausência da necessidade de instalação de hardwares (utilização com base nas tecnologias de Cloud Computing);
  • aumento da confiabilidade dos serviços e/ou aplicações;
  • garantia de que os servidores estejam sempre 100% disponíveis, além de facilidade na realização de manutenções (uma vez que os outros servidores continuam atendendo às requisições normalmente);
  • em caso de indisponibilidade em qualquer um dos links, o tráfego é desviado automaticamente para o outro (failover);
  • direcionamento do tráfego automaticamente por caminhos alternativos.
fonte:https://blog.telium.com.br/veja-como-o-load-balance-pode-ajudar-na-alta-disponibilidade-de-rede-do-negocio/
Deixe seu like!
admin