Qual Tecnologia Escolher EPON ou GPON ?

Qual Tecnologia Escolher EPON ou GPON ?

Qual Tecnologia Escolher  EPON ou GPON ?

A Rede Óptica ePassiva ou Passive Optical Network (PON), que utiliza fibra óptica (ODN) para arquitetura de redes de ponto multiponto, conta com duas versões bastante comuns em projetos de tráfego de dados: a GPON (Gigabit Passive Optical Network) e a EPON (Ethernet Passive Optical Network). Mas qual a diferença entre EPON e GPON?

Conceito de PON, EPON e GPON

PON

Antes de falar sobre a diferença entre EPON e GPON, é importante relembrar o conceito de funcionamento e aplicação das redes PON. Estas redes oferecem uma comunicação baseada na transmissão e recepção do sinal de luz, não sendo necessária energia elétrica na rede de distribuição entre a OLT (concentrador da rede) e a ONT/ONU (terminais e clientes). Por isso, oferecem maior velocidade de transmissão de dados e alta escalabilidade, além de serem imunes a interferências eletromagnéticas externas.

Estas vantagens da rede PON são importantes, já que a tecnologia é usada para acesso à internet, voz sobre IP e distribuição de TV digital e também podem ser aplicada em conexões para estações rádio base de celular, Wi-Fi hotspots e também Sistemas de Distribuição de Antenas (DAS).

Aprofundando um pouco mais, as características das redes EPON e GPON são:

EPON

  • Utiliza o protocolo Ethernet para trafegar dados;
  • Especificações definidas no IEEE 802.3ah;
  • Dispensa qualquer conversão ou encapsulamento quando se conecta a redes iguais;
  • Os dados são transmitidos em pacotes de 1518 bytes;
  • As portas PON das OLTs EPON podem se conectar a 64 ONUs/ONTs;
  • A eficiência da taxa de tráfego de informação útil que chega ao usuário final é de 67%.

GPON

  • Desenvolvida pela ITU-T G984;
  • Utiliza o GEM (GPON Encapsulation Method) para operar multisserviços;
  • Encapsula dados de variados protocolos para transporte (Ethernet, IP, TCP, UDP, T1/E1, vídeo e VoIP e encriptação AES também no downstream);
  • O pacote varia de 53 bytes a 1518 bytes;
  • O dobro da razão de divisão: 128 ONUs/ONTs por porta PON (apesar da norma defender a razão de 64 clientes por porta PON). No entanto, sempre é importante ponderar o número de usuários e a banda máxima oferecida para garantir a qualidade da transmissão;
  • Até 93% de eficiência na taxa de tráfego útil.

Qual a diferença entre EPON e GPON?

Podemos dizer que a principal diferença está na velocidade de transferência: enquanto na EPON ela é simétrica, na GPON é assimétrica. Ou seja, na EPON, tanto no downstream quanto no upstream, a velocidade é de 1.25 Gbps. Já na GPON, a taxa de dados no downstream é de 2.5 Gbps e, no upstream o alcance é de 1.25 Gbps.

Essa diferença é fundamental e deve ser levada em conta na hora de oferecer o projeto de rede ao cliente. Para os usuários que estão iniciando operações em fibra ou possuem uma menor variedade de serviços conectados à rede, a EPON é a mais indicada, por ser de menor complexidade e custo de aplicação. No entanto, se o usuário tiver um número maior de serviços ou atividades que utilizem o downstream, como telefone IP, TV digital, sites de filmes ou mais usuários compartilhando o sinal, a GPON oferece alta performance, velocidade e qualidade nas conexões.

Já sobre o comportamento das redes EPON e GPON, em ambas, no sentido de downstream, os pacotes da OLT são enviados via broadcast para todas ONTs/ONUs, que seleciona qual é o seu pacote e descarta o resto. E no sentido de upstream, ambos adotam o TDM (Multiplexação por Divisão de Tempo), no EPON cada ONT/ONU transmite os quadros Ethernet para a OLT com intervalos de tempo de transmissão diferentes, atribuídos pela OLT. No GPON, o que difere é o formato do quadro de informação, que contém células ATM (que divide os pacotes de dados em 53 até 1518 bytes).

Em resumo, utiliza-se EPON em operações menores e menos complexas e GPON para grandes operações ou com vários serviços agregados. Assim, o custo da GPON torna-se mais elevado se comparado com as redes EPON. Por isso, a escolha da tecnologia vai depender da realidade/necessidade do cliente, já que o alcance físico de ambos é igual (20 km), assim como o comprimento de onda (1490 nm para ‘down’ e 1310 nm para ‘up’).

 

 

fonte:http://blog.intelbras.com.br/diferenca-entre-epon-e-gpon/
Deixe seu like!
admin